1ª Semana da Metodologia Inovadora Ativa (SEMEIA)

Semeia 2024 - 1ª Semana da metodologia inovadora ativa Unimar business school - PPGA & Graduação em Administração de empresAS e ciências contábeis.

Apresentação

A Semana da Metodologia Inovadora Ativa é um evento dedicado à implementação de métodos ativos de ensino e aprendizagem em disciplinas específicas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Business School da Unimar. 

Data e local

19-22 de agosto de 2024 – Unimar – Universidade de Marília, Bloco II.

Organização

PPGA-Unimar e Coordenadoria de Graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Professores responsáveis

Beto Cavallari, Bruno Seles, Carlos Jorge, Marisa Rossignoli e Walquíria Ferrer.

Público-alvo

Docentes e discentes da Unimar Business School.

Objetivo

O evento visa promover o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, criando práticas educacionais que simulam ambientes profissionais reais. Busca integrar teoria e prática, aplicando metodologias que enfatizam a aprendizagem ativa e o desenvolvimento da autonomia do estudante. Especificamente, o evento tem os seguintes objetivos:

  1. Facilitar o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho.
  2. Implementar práticas educacionais que espelham a realidade profissional, permitindo aos alunos vivenciar e resolver problemas similares aos que enfrentarão em suas carreiras e facilitando novos arranjos cognitivos e afetivos.
  3. Promover a integração entre teoria e prática, garantindo que o conhecimento teórico adquirido em sala de aula seja aplicado em contextos práticos.
  4. Aplicar metodologias focadas na aprendizagem ativa, incentivando a autonomia dos estudantes e estimulando o espírito investigativo e a aprendizagem contínua, oferecendo oportunidades para que alunos mais tímidos possam expressar seus pensamentos e agir.
  5. Fornecer diferentes feedbacks aos professores sobre o nível de aprendizagem dos alunos.
  6. Estabelecer um ambiente de trabalho colaborativo, fortalecendo a conexão entre alunos e professores e aumentando o sentimento de pertencimento.

Métodos aplicados

Estudo de Caso, Método Socrático Aplicado e ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas).

Fonte dos materiais

Criados e produzidos exclusivamente pelos professores da Business School: 

  • Projetos a serem prototipados.
  • Problemas a serem solucionados.
  • Casos a serem debatidos e resolvidos (tomada de decisão).

Disciplinas envolvidas

Todas as disciplinas da Business School, sendo que cada disciplina terá as questões avaliativas determinadas pelo Estudo de Caso. 

Avaliação

Prova parcial do 1º Bimestre do 2º Semestre de 2024.

Impacto do evento

10 principais impactos da aplicação de metodologias ativas no Ensino Superior. Esses impactos combinados proporcionam uma visão abrangente dos benefícios potenciais da aplicação de metodologias ativas no curso de Administração, promovendo uma experiência educacional rica e transformadora para todos os envolvidos.

  1. Melhoria no engajamento e satisfação dos alunos: metodologias ativas tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, resultando em maior motivação, interesse pelos conteúdos estudados e satisfação com o curso.
  2. Desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e autônomo: os estudantes são desafiados a pensar criticamente, resolver problemas de maneira criativa e assumir responsabilidade pelo próprio aprendizado, promovendo a aprendizagem ao longo da vida.
  3. Aprimoramento da colaboração e trabalho em equipe: incentivam o trabalho colaborativo e ajudam os alunos a desenvolver habilidades de comunicação interpessoal e trabalho em equipe, essenciais no ambiente de trabalho moderno.
  4. Preparação para a complexidade do mercado de trabalho: simulam situações reais de trabalho visando preparar os alunos para enfrentar desafios do mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade.
  5. Inovação e aplicação do conhecimento no ensino: servem como catalisadores para a inovação pedagógica, melhorando a retenção e aplicação do conhecimento adquirido, resultando em um desempenho acadêmico superior.
  6. Fortalecimento da rede de contatos profissionais: facilitam a criação de uma rede de contatos profissionais, tanto entre os próprios alunos quanto com os professores e profissionais convidados.
  7. Desenvolvimento de liderança e responsabilidade social: oferecem oportunidades para assumir papéis de liderança e envolver-se em projetos sociais, fundamentais ao desenvolvimento de habilidades de liderança e um senso de responsabilidade social.
  8. Impacto positivo na avaliação institucional: práticas pedagógicas inovadoras podem melhorar a avaliação institucional em rankings e processos de acreditação, fortalecendo a reputação da universidade.
  9. Apoio à inclusão e diversidade: adaptam-se a diferentes estilos de aprendizagem e necessidades especiais, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e diverso.
  10. Fortalecimento da conexão entre alunos e professores: aumentam o sentimento de pertencimento no ambiente acadêmico, fortalecendo a conexão entre alunos e professores e estabelecendo um ambiente colaborativo.

Desafios

Restrição de tempo dos alunos; adesão dos docentes às metodologias ativas; limitações do tempo de aula tradicional; acesso a laboratórios de informática e bibliotecas. 

Formação e treinamento

No dia 9 de agosto, o Prof. Beto Cavallari conduzirá um workshop com os professores da Business School sobre a aplicação das metodologias ativas nos cursos de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Guia para uso de estudo de caso da Unimar Business School, método socrático aplicado e avaliação baseada na taxonomia de Bloom.

Cronograma de atividades (sujeito à mudanças):

Segunda-feira, 19 de agosto

  • 19h25 – Abertura da SEMEIA – Pró-reitora de Pós-Graduação (Dr.ª Fernanda Mesquita Serva), Pró-reitor de Graduação (Dr. Prof. José Roberto) e Coordenador da graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis (Prof. Dr. Bruno Seles) e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (Prof. Dr. Carlos Bittencourt Jorge).
  • 19h50 – Palestra: Método de casos na Unimar Business School (Prof. Dr. Beto Cavallari).
  • 21h05 – Intervalo.
  • 21h20 – Leitura escaneada do Estudo de Caso “‘Paraíso’ do café em crise: desafios globais e locais da Starbucks”. 
  • 21h40 – Sessão de Conclusões e Discussão (demonstrativa) do objetivo de aprendizagem 1 (Prof. Dr. Beto Cavallari).

Terça-feira, 20 de agosto

  • 19h25 – Aulas das disciplinas da grade com a aplicação do Estudo de Caso: questões avaliativas por disciplina, conhecimentos e habilidades que queremos desenvolver nos alunos e a utilização de recursos variados para superar os limites conceituais identificados entre os alunos.

Quarta-feira, 21 de agosto

  • 19h25 – Aulas das disciplinas da grade com a aplicação do Estudo de Caso: questões avaliativas por disciplina, conhecimentos e habilidades que queremos desenvolver nos alunos e a utilização de recursos variados para superar os limites conceituais identificados entre os alunos.

Quinta-feira, 22 de agosto

  • 19h25 – Palestra: Introdução à metodologia científica para leitura, análise e interpretação de textos como base do aprender a aprender (Prof.ª Walkiria Martinez Ferrer & Prof. Dr. Beto Cavallari).
  • 21h05 – Intervalo.
  • 21h25 – Sessão de Conclusões e Discussão (demonstrativa) do objetivo de aprendizagem 2 (Prof.ª Walkiria Martinez Ferrer & Prof. Dr. Beto Cavallari).

26 de agosto à 6 de setembro

  • Após o término da SEMEIA, com a semente da metodologia ativa plantada na cultura da Business School, os professores continuarão a trabalhar o estudo de caso em suas respectivas disciplinas até o dia 6 de setembro. No dia 9 de setembro, inicia-se a Business Week. Nesse dia, as turmas/disciplinas que mais se destacaram nas dinâmicas de engajamento do estudo de caso se apresentarão para os demais alunos e receberão uma premiação. 

Analogia das metodologias ativas

Uma analogia poderosa para simbolizar o que representa a aplicação de metodologias ativas na Unimar Business School através do SEMEIA é a da árvore. 

A imagem acima mostra uma árvore crescendo em 1) solo fértil, representando as metodologias ativas. As 2) raízes fortes simbolizam o pensamento crítico, reflexivo e as habilidades analíticas. O 3) tronco robusto representa a competência profissional, enquanto os 4) ramos espalhados simbolizam diversas habilidades, como trabalho em equipe e liderança. A árvore está cheia de 5) frutos, simbolizando profissionais socialmente engajados e competentes. O 6) fundo reflete um ambiente positivo e estimulante, mostrando o impacto benéfico da cultura da aprendizagem e do aprendizado ativo.

Essa analogia é utilizada para explicar visualmente o ecossistema em que as metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos em Administração, promovendo um aprendizado mais profundo e preparando-os para desafios futuros do mercado de trabalho e da vida.

Participe da divulgação

Você pode participar diretamente da divulgação do evento compartilhando esta página com a programação e informações importantes, bem como publicando as artes abaixo em suas redes sociais.

Cartaz do evento

Arte para redes sociais